quarta-feira, 19 de maio de 2021

Entrevista com os bolsistas: Lara Oliveira e Samuel Sousa


Como você avalia o seu desempenho na elaboração e execução das últimas aulas na RP?

 

Lara: O planejamento e a execução das últimas aulas foram bem desafiadoras, a regência era em turmas de 1º ano. A escola em que atuamos é de tempo integral e a noite tem turmas regulares, eu e minha dupla (Samuel) lecionamos em todas as turmas de 1º ano, tanto no integral como nas turmas regulares. O desafio começou no planejamento onde deveríamos alinhar o conteúdo com a realidade de cada turma e isso seguiu até as aulas, não foi uma tarefa fácil e penso que poderíamos ter feito mais, como por exemplo pensado em outras estratégias. É frustrante quando você pensa no seu planejamento, nas atividades diferenciadas que você realiza e os alunos não se envolvem. Eu e Samuel sempre buscamos ao fim de um conteúdo fazer uma revisão interativa e integrativa para isso utilizamos jogos conhecidos como o jogo da memória, verdadeiro ou falso, jogo do milhão. Acredito que seja um pouco de ingenuidade da nossa parte idealizar que todos os alunos ou alguns irão participar, mas as experiências servem para irmos melhorando e amadurecendo. Finalizando, considero que nosso desempenho foi bom, mas poderia (pode) melhorar. Fizemos o que podíamos naquele momento e espero melhorar a cada oportunidade experimentada na Residência Pedagógica.

 

Samuel: Considero que o maior desafio foi o planejamento e a adequação das aulas para cada turma. Eu e a Lara, optamos por exibir o conteúdo teórico e ao final de cada assunto aplicar um quiz para ter o feedback dos alunos, dentre as últimas quatro aulas tivemos um ótimo retorno em três turmas. Usamos o mesmo material em duas turmas de primeiro ano com a abordagem do “show do milhão” porém uma turma reagiu bem e outra teve dificuldade de interagir. No segundo e terceiro ano noturno os alunos demonstraram satisfeitos com a aula, conseguiram associar o conteúdo a assuntos do cotidiano deles e responder as indagações. Por fim, acredito que estamos no caminho certo, mas sempre há algo para melhorar, pois cada experiência, embora utilize métodos similares, os retornos são diferentes.

 

Como tem sido suas experiências nas reuniões?

 

Lara: Tem sido boas, as reuniões com o grupo geral são bastante importantes para conhecermos o trabalho feito na outra escola e eles conhecerem o nosso, essa troca de experiências pelos dois grupos é enriquecedora, pois apesar das duas escolas serem de ensino médio a realidade do ensino e da dinâmica escolar é bem diferente em cada uma. As reuniões de formação também são enriquecedoras porque transcende a sala de aula, é onde compartilhamos nossas impressões pessoais, as dificuldades, incertezas e vamos trocando nossas experiências. Então são bons momentos para colocarmos nossos aprendizados e dificuldades e discutirmos juntos alternativas para fazer com que essa caminhada na RP seja a melhor para todos.

 

Samuel: Eu me considero tímido, então geralmente falo pouco nas reuniões, mas ainda assim, tenho adquirido bastante conhecimento. Nas reuniões de planejamento, que ocorrem com a presença da supervisora, acho válido receber a opinião dos colegas sobre o conteúdo produzido. Já nas reuniões formativas, a interação entre residentes sobre temas atuais relacionados ao ensino também é bem enriquecedor, pois além de provocar a pesquisa sobre o tema, também traz a percepção de várias pessoas sobre o assunto trabalhado e todos contribuem para formar uma visão geral.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário