O planejamento das minhas
atividades nessa semana girou em torno de acompanhar a professora preceptora
durante dois dias, na terça e na quarta. Na terça-feira, iniciamos o dia na
sala de aula do 1° ano C, onde a professora tinha o primeiro horário pela
manhã. A programação daquele dia estava prevista para que os alunos do 3° ano
apresentassem a feira de profissões e que o restante dos estudantes da escola (alunos
do 1° ano e do 2° ano) observassem a dinâmica da exposição. Por conta do atraso
da montagem da feira, a professora precisou improvisar, já que não tinha
planejado nenhuma aula específica por conta da programação da escola, e acabou
fazendo uma dinâmica a partir de um jogo de pistas através de slides, que
serviu como revisão para a prova que os alunos iriam fazer após alguns dias. A
vivência de um jogo em sala de aula é sempre divertida, os jovens se empolgaram
pela competição e participaram mais durante o processo. Analisei naquele
momento o quanto é importante ter aulas extras prontas para ‘’emergências’’
como essas, ou seja, melhor prevenir do que remediar.
Logo após isso, fui convidada
para avaliar os trabalhos apresentados na feira de profissões e é claro que
aceitei! Pude conhecer um pouco mais sobre os estudantes, seus comportamentos e
a interação entre eles mesmos e entre eles e os docentes. Gostei bastante dos
temas das profissões escolhidas, aprendi curiosidades que não conhecia e consegui
extrair uma vivência diferente da rotina padrão da escola. Na quarta-feira é
dia de planejamento escolar de Biologia, como a professora preceptora é a única
docente da matéria na escola, meu direcionamento sempre é para ela. A professora
solicitou que eu e o meu colega residente elaborássemos a prova de recuperação
das turmas do 1° ano. Diante disso, tivemos uma conversa em conjunto com a
preceptora sobre os conteúdos que iríamos abordar na avaliação e separamos 5
questões para cada um formular. Foi uma experiência totalmente nova e que fez me
sentir realmente como uma professora, e também como parte integrante da instituição.
Nenhum comentário:
Postar um comentário